A interdisciplinaridade pode ser definida como um ponto de cruzamento entre
atividades (disciplinares e interdisciplinares) com lógicas diferentes. Ela tem a ver com a
procura de um equilibro entre a análise fragmentada e a síntese simplificadora (Jantsch &
Bianchetti, 2002). Ela tem a ver com a procura de um equilibro entre as visões marcadas
pela lógica racional, instrumental e subjetiva (Lenoir & Hasni, 2004). Por último, ela tem a ver
não apenas com um trabalho de equipe, mas também individual (Klein, 1990).
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segunda-feira, 10 de março de 2008
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1 comentário:
A interdisciplinaridade teria a ver, principalmente com a troca e aproveitamento de informação entre as várias facetas da cultura geral, seja ela normalizada ou não. Seja ela do ponto de vista técnico racional ou apenas subjetivo e cultural. O grande problema é que a maior parte das pessoas mal conseguem deferir em proveito próprio ou dentro de suas especialidades e conhecimentos, quanto menos interagir com outras informações aquém das existentes em seus conceitos. Por definição vejo que há uma grande deficiência em termos de aproveitamento e desconhecimento de métodos para melhor a eficiência das informações gerais. O que leva geralmente ao repúdio pelas mesmas, talvez não pelo interesse que estas poderiam suscitar, mas sim pela ausência de mecanismos de interação. Isto vejo acontecer dentro do ensino básico, secundário e nas formações universitárias e graduações. Cria-se um mundo particular sobre determinado assunto e se perde a essência do conhecimento, que é o de utilizá-lo em todas as ocasiões onde seriam permitidas sua interferência direta. E principalmente na procura de novos destinos para ampliar o ângulo de visão e aumentar a escala do conhecimento de outras funcionalidades. Em fim, todos os assuntos podem ser interrelacionados, mesmo que esta conjugação seja por osmose...
"claudinei" j_clau@msn.com
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